quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Ser Vaisnava! Um guia de comportamento Vaisnava

A Essência:
O estilo de vida de um devoto deve confirmar o princípio de “vida simples, pensamento elevado”.
Existem muitas regras e regulações orientando o estilo de vida do devoto, porém o propósito de todos eles é nos ajudar a “Sempre lembrar de Kèñëa e nunca se esquecer de dEle”.
As regras não existem na verdade pra cortar nosso “barato” e sim para nos ajudar a chegar de forma segura em nossa meta, assim como em uma viagem temos que respeitar as leis de transito para chegarmos seguros e confortáveis. Da mesma forma temos que seguir algumas regras de conduta e etiqueta.
O ponto não é deixar de agir e sim fazer um pequeno ajuste em nossas vidas.
Princípios e etiquetas formam na verdade uma orientação para adquirirmos qualidades de conduta. Vemos no Bhagavad Gétä que tudo que faz parte das qualidades adquiridas por um Vaiñëava é considerado conhecimento.
“Humildade, modéstia, não-violência, tolerância, simplicidade, aproximar-se de um mestre espiritual autêntico, limpeza, firmeza, autocontrole; a percepção segundo a qual o nascimento, a morte, a velhice e a doença são condições desfavoráveis; desapego; estar livre de enredamento com filhos, esposa, lar e o resto; equanimidade diante de condições agradáveis e desagradáveis; devoção constante e imaculada a Mim; aspirar a viver num lugar solitário; afastar-se da massa geral de pessoas; aceitar a importância da auto-realização; e empreender uma busca filosófica da verdade absoluta – declaro que tudo isso é conhecimento, e algo diferente disto é ignorância.”
(BG, 13.8-12)
As qualidades são adquiridas por métodos e práticas e todas as práticas têm regras a se seguir, o que muitas vezes remete a dogmas ou taxações na verdade são para melhor nos situarmos no conhecimento, por essa razão devemos entender o porque seguir e seguir com determinação. Isso pode nos garantir o verdadeiro sucesso de nossas vidas, o retorno a nossa posição original. Essas práticas devem ser seguidas com muito entusiasmo e compreensão, como Prabhupäda explica no significado para o verso 3 do Upadesamrita; “O serviço devocional não se trata de especulação sentimental ou êxtase imaginativo. Sua essência é atividade prática... Devemos aceitar com muito entusiasmo esta oportunidade de voltar ao lar, de volta ao Supremo. Sem entusiasmo, não se pode ter êxito...”


Como se comportar dentro do Templo

Nosso comportamento no templo deve ser conduzido de forma muito séria, pois a sala do templo é a sala de visitas do Senhor Supremo, é o local em que Ele recebe seus convidados. Devemos, portanto, saber nos comportar.
Observar detalhes como, saber falar, ser reverente, ser humilde, comportado, limpo, entre outras coisas são tão importantes que também devemos transmiti-los para aqueles que não conhecem a filosofia, claro que de forma agradável e cortês.
Os pais devem tentar passar esse conceito para seus filhos, pois o templo é um lugar sagrado e não um lugar de recreação. Nunca devemos desenvolver a mentalidade que a sala do templo é um lugar qualquer e de importância igual a um salão de festas.
Devemos seguir as regras para entendemos a supremacia do Senhor Supremo.



Ser Humilde.
Nos velhos tempos os reis viajavam em palanquins e mostravam sua opulência com suas vestes e calçados. Para demonstrar nossa humildade e nos livrar do sentimento de posse e poder, ou da idéia de sermos controladores, não entramos no templo em carros ou calçando sapatos. Também como uma forma de higiene, pois a rua é muito suja.
Humildade é um principio e uma qualidade ímpar, Caitanya Mahaprabhu em seu Sikshastaka coloca como algo fundamental para podermos sempre cantar os santos nomes do Senhor.
“Deve-se cantar o Santo Nome do Senhor num estado de espírito humilde, julgando-se inferior a uma palha seca na rua; deve-se ser mais tolerante que uma árvore; desprovido de todo sentimento de falso prestígio; sempre estar disposto a oferecer respeito aos outros. Neste estado de espírito pode-se cantar os Santos Nomes do Senhor constantemente”
(Sri Siksastaka, verso 3)



Oferecer reverências
A cabeça é um dos órgãos mais importantes do corpo, e é ela que simboliza a residência da inteligência ou conhecimento. Por outro lado, o pé é a parte inferior e colocar a cabeça no chão significa colocar também a cabeça abaixo do coração, como símbolo humilde de que a devoção e o amor, superam a razão ou inteligência material.
Como uma forma de respeito e relacionamento com os devotos ao entrar no templo pela primeira vez, deve-se seguir todo um padrão de oferecimento de reverencias, durante o restante do dia ao se entrar no templo basdta oferecer reverencias ao mestre espiritual ne frente das deidades.
Ao entrar pela primeira vez no templo deve-se primeiro oferecer reverências aos devotos reunidos e pronunciar a oração:
vancha kalpa taru bhyas ca
krpa-sindhubhya eva ca
patitanam pavanebhyo
vaisnavebhyo namo namah


“Ofereço minhas respeitosas reverências a todos os devotos vaishnavas do Senhor. Eles são exatamente como árvores-dos-desejos, que podem satisfazer os anseios de todo o mundo, e são cheios de compaixão pelas almas condicionadas caídas.”
Depois se devem oferecer reverências a Prabhupada e, mantendo-o à nossa esquerda, cantar o pranama do seu guru e em seguida o de Prabhupada. No caso dos homens, dandavats completos. No caso das mulheres observar se não vai ficar de costas para outros devotos ou homens.
Nama om visnu-padaya krsna-presthaya bhu-taleSrimate bhaktivedanta-svamin iti namine
Ofereço minhas respeitosas reverências a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, que é muito querido ao senhor Krishna, por ter se refugiado aos Seus pés de lótus.

Depois disso, deve-se então ir até as deidades e oferecer plenas reverências prostradas, mantendo as deidades no nosso lado esquerdo e cantando o Guru pranama mantra.
Devemos nos lembrar de que não devemos oferecer reverências com uma só mão. Ambas as mãos devem estar apoiando o nosso corpo ao chão enquanto nos curvamos e ambas devem estar esticadas.

Pontualidade

Quando marcamos um compromisso com alguém é de uma indelicadeza sem tamanho chegarmos atrasados. Isso é motivo para que um candidato a emprego perca a vaga. Os darshanas das deidades são em horários específicos - o momento em que sempre depois de se trocarem estão prontas pra nos ver - e constitui indelicadeza muito grande nos atrasarmos para os darshanas das deidades, quando alguém muito importante está pronto para nos ver.
Isso deve ser evitado, salvo se existe um compromisso do interesse das próprias deidades.




Falar

Na frente das Deidades não se deve:
- Falar alto
- Brigar;
- Punir alguém;
- Se dirigir duramente e de maneira agressiva a uma pessoa;
-Louvar outra pessoa;
- Falar nomes feios;
- Criticar semideuses;
- Entregar-se a prajalpa, ou conversas mundanas;
- Contar mentiras.
Pode-se falar na frente das Deidades com convidados ou devotos se isso ajudar na pregação ou aumentar a consciência de Krishna deles, porém todas as conversas devem ser conduzidas fora do templo.

Honrar Prasadam
Deve-se beber Charanamrta (água extraída do banho diário das Deidades).
Deve-se provar a Maha-Prasadam do Senhor, mas não se deve comer na frente das Deidades.

Vestimenta e aparência
“Cobrir a parte inferior do corpo é um princípio de civilizaçäo humana, e quando um homem ou uma mulher esquecem desse princípio, tornam-se degradados”. (Krishna book, "Salvaçäo de Nalakuvera e Manigriva")

A roupa de um devoto deve ser:
- Simples
- Limpa
- Casta
Distintiva de maneira especial, que faça com que as pessoas lembrem de Krishna
Os monges devem se vestir da seguinte maneira:
Homens: Dhoti e Kurta.


Mulheres: Sari (cabeça deve ser coberta, de preferência, na presença das Deidades e de sannyasis)
Outras roupas devem ser evitadas, exceto em circunstâncias forçosas, ou se definitivamente for necessário para a pregação ou serviços.
Para ambos, homens e mulheres, as roupas devem ser simples e castas, e não da moda e opulentas. Entretanto, as roupas devem ser bem cuidadas e apresentáveis. Artigos desnecessários tais como cosméticos e maquiagem excessivas devem ser evitados. A simplicidade na vestimenta é muito importante para um Vaishnava, seja dentro ou fora do templo.
Particularmente para os programas matinais e para todos os programas do templo em geral, devem-se usar as roupas limpas, evitando as roupas do dia anterior.
Membros da congregação devem se preocupar em vir ao templo com um padrão de roupas adequado, sempre usando roupas limpas e castas e que nos faça ter uma idéia de modo da bondade.
O Senhor Caitanya disse que um vaishnava é aquele que, quando visto, nos lembra de Krishna. Logo, todos os devotos devem ser muito cuidadosos com seus vestuários e decorações. Os vaisnavas são decorados geralmente com tilaka e kanthi mala e mesmo assim devem-se seguir alguns padrões:
Tilaka - Deve-se sempre decorar o corpo com Tilaka em doze partes específicas do corpo, sempre após o banho. Prabhupada explica no Srimad-Bhagavatam.

“Em Kali-yuga quase näo conseguimos adquirir ornamentos de ouro ou jóias, porém as doze marcas de tilaka no corpo säo suficientes como decoraçöes auspiciosas para purificar o corpo.” (Bhag. 4.12.28)

Os devotos devem em todos os momentos usar tilaka, Prabhupada em uma carta escreve: “Quanto à vestimenta, isso é imaterial. Mas como soldado você sabe que todo soldado tem um uniforme segundo a etiqueta ou regra do exército. Portanto, o exército de consciência de Krishna tem que ter pelo menos a tilaka na testa em todas condições. Para seus negócios pode usar seu uniforme naval de serviço; semelhantemente, se tiver uma tilaka na testa como soldado da consciência de Krishna, nõo deve ter tanta objeção, pois é essencial.” (carta de Srila Prabhupada, 3 de agosto 1969).

Uma pessoa que não está seguindo os princípios regulativos não deve usar tilaka, especialmente fora do templo.
Cabelo-
Homens: Bramacharis e sannyasis têm que raspar suas cabeças uma vez por semana e manter shikha. Grihasthas poderão fazer o mesmo. Contudo, conforme o serviço deles, poderão manter os cabelos curtos e arrumados, e se possível uma pequena shikha.
Embora parece que não há injunções shástricas com relação ao tamanho da sikha, os Gaudiya Vaisnavas tradicionalmente mantem suas sikhas mais ou menos do tamanho da pegada de um bezerro, aproximadamente 5 ou 6 cm de diâmetro. Srila Prabhupada mencionou isso numa conversa com alguns de seus discípulos no Havaí: "A sikha dos Gaudiya Vaisnavas mede uma polegada e meia na largura - mais näo. Sikha maior significa outra sampradaya... E elas precisam ser amarradas."
(6 de maio, 1972, Havaí; Srila Prabhupada Lilamrita V, pág. 93)

Mulheres: É preferível para as mulheres manter os cabelos tradicionalmente compridos, partido ao meio devem fazer tranças ou amarrá-los, evitando modas.
Kanthi Mala - Todos os devotos que são iniciados devem usar kanthi mala de pelo menos duas ou três voltas. A kanthi deve ficar em torno da base da garganta e ser claramente visível.
E devotos que não são iniciados, mas que estejam seguindo os princípios regulativos durante um tempo e que desejam também tomar dhiksa, devem também usar uma kanthi mala.
Devotos que não estão seguindo os princípios básicos, especialmente o cantar dos santos nomes e os quatro princípios regulativos, não devem usar kanthi mala. Falando estritamente, uma vez que o kanthi mala foi usado, mesmo cebola e alho não devem passar pela garganta.
Portanto, devem-se avisar os devotos novos sobre isso.

Limpeza e Higiene

“Pela manhã o devoto deve regularmente escovar seus dentes, tomar banho, oferecer oraçöes ao Senhor, e oferecer reverências ao mestre espiritual. Deve prestar serviço ao mestre espiritual e pintar seu corpo em doze locais com urdhva-pundra (tilaka). Deve carimbar os sagrados nomes do Senhor em seu corpo, ou deve carimbar os símbolos do Senhor, tais como o disco e a maça. Depois disso, deverás descrever como o devoto deve decorar seu corpo com gopi-candana, usar contas ao redor do pescoço, colher folhas da árvore tulasi, lavar sua vestimenta e o altar, limpar sua própria casa ou apartamento, e ir ao templo e tocar o sino para chamar a atenção do Senhor Krishna.” (C.c.Madhya 24.332-3)

Isso indica que desde o inicio de nosso dia devemos nos preocupar com nossa higiene, não paenas corpóreas mas mental.

A meta de todos estes procedimentos ou regras de higiene e limpeza tais como, lavar a boca e o corpo, amarrar a sikha, tomar banho, vestir-se e decorar o corpo, é para minimizar a influência tamásica do sono, além de que é necessário à saúde, traz tanto de impureza física como mental. Eseas não são rituais ou regras só para que haja regras (smarta no sentido negativo), mas são funcionais para todos seres humanos.

Em todas as cinrcustâncias devemos usar roupas limpas principalmente no templo.
Deve-se entrar no templo com as mãos e os pés sempre limpos.
Deve-se tomar banho após evacuar e somente depois disso entrar no templo.
Não se deve entrar no templo após ter visitado um cemitério ou crematório ou tocar num corpo morto. Deve-se primeiro tomar o devido banho para então entrar no templo.
Não se devem emitir gases ou arrotos dentro do templo.
Deve-se evitar colocar os dedos na boca, ouvido ou nariz enquanto dentro do templo. Quando se é obrigado fazê-lo (mesmo fora do templo), as mãos devem ser lavadas imediatamente depois.

Manipulando Artigos Sagrados
Livros, contas, kartalas, etc. não devem ser mantidos no chão ou em lugares não limpos e devem ser respeitados como parafernália adorável.
Não se deve tocar com os pés qualquer coisa sagrada ou usar os pés para fazer o que poderia ser feito com as mãos.
Caso um objeto sagrado cair no chão devemos rapidamente apanhá-lo e tocá-lo em nossa cabeça.
Não se deve passar por cima de livros, devotos, prasadam, flores que foram oferecidas ao Senhor ou quaisquer artigos sagrados.
Todos os artigos sagrados devem ser mantidos em lugar limpo, arrumado e cuidadosamente entregues de pessoa para pessoa.
Artigos sagrados tais como contas, livros, etc. não devem ser levados para dentro do banheiro.
Deve-se ter cuidado ao manusear o retrato do Guru e de Krishna. Eles devem ser manipulados com grande cuidado e respeito.
Uma menção especial ao Hari-nam chaddars (mantos com o Santo nome). Como o santo nome foi impresso no pano, este é um objeto sagrado e não deve tocar no chão.
Deve-se ter cuidado ao oferecer reverências para que o saco de contas em nossa mão não toque o chão. Poderá ser mantido de lado antes de oferecer reverências.
Deve-se ter muito cuidado ao lidar com a parafernália das Deidades, como roupas, jóias, vasilhas, etc. Por exemplo, roupas e toalhas devem ser bem dobradas e guardadas. As vasilhas devem ser colocadas em devidos locais e assim por diante.
Caso se toque com a mão no chão ou qualquer coisa não limpa, deve-se lavar as mãos antes de tocar novamente na parafernália da Deidade. Krishna não é diferente de Sua parafernália e tratá-la mal significa tratar Krishna mal. Verdadeira bhakti então não irá aparecer em nossos corações. Temos que estar conscientes em todas as ocasiões de que todos estes diferentes artigos não são peças comuns, mas para serem usadas a serviço de Krishna, sendo portanto adoráveis.
Hábitos Pessoais
Quem for sério a respeito da vida espiritual deve levantar-se cedinho de manhã, de preferência antes do horário Brahma-muhurta, i.e. uma hora e meia antes do sol nascer. É dito no Srimad-Bhagavatam 3.20.46 (siginificado): O horário cedo de manhã, uma e meia hora antes do nascer do sol, chama-se Brahma-muhurta. Durante este Brahma-muhurta, são recomendadas atividades espirituais. Atividades espirituais realizadas cedo pela manhã tem um maior efeito do que em qualquer outra hora do dia.
O próprio Senhor Krishna deu esse exemplo.
“O Senhor Krishna Se levantava imediatamente da cama exatamente ao entrar o brahma-muhurta... Depois de levantar-Se da cama, o Senhor Krishna lavava Sua boca, mãos e pés e imediatamente Se sentava e meditava em Si mesmo. Isto não significa, entretanto, que também devemos sentar-nos e meditar em nós mesmos. Temos que meditar em Krishna, Radha-Krishna. Isto é verdadeira meditação... Depois de Sua meditação, o Senhor regularmente Se banhava cedinho pela manhã com água clara, santificada. Então Ele trocava de roupa para vestes limpas, Se cobria com um manto, e então Se ocupava em Suas funções religiosas diárias. Dentre Seus muitos deveres religiosos, o primeiro era oferecer oferendas no fogo sacrificial e silenciosamente cantar o Gayatri mantra. O Senhor Krishna, como chefe-de-família ideal, executava todas funções religiosas de um chefe-de-família sem desviar-Se. Quando o sol se tornava visível, o Senhor oferecia orações específicas ao deus-do-sol.” (Krishna book, "Atividades Diárias do Senhor Krishna")
Deve-se então tomar banho com água fresca e depois colocar roupas limpas para começar o sadhana do dia.
Deve-se tomar banho depois de:
- Levantar cedo pela manhã;
- Dormir mais de meia hora;
- Evacuar;
- Transpirar excessivamente, ou
- Ser contaminado de alguma maneira.
“Pratah-krtya significa que um devoto deve evacuar regularmente e então se lavar tomando banho. Deve-se fazer gargarejo (acamana) e escovar os dentes (danta-dhavana). Isto deve ser feito com um galhinho ou uma escova de dente - o que estiver disponível. Isto purificará a boca. Aí o devoto deve tomar seu banho.”
(C.c. Madhya 24.331, significado)

Higiene e limpeza pessoal devem ser mantidas. Unhas devem ser jogadas no lixo.


As mãos devem ser lavadas após urinar e devem ser lavadas com sabão. Iniciados brahmanas devem enrolar seus cordões sagrados em volta da sua orelha direita enquanto fazem o uso do vaso sanitário.
Somente a mão direita deve ser usada para comer, cantar japa, oferecer algo, aceitar algo, etc.
Deve-se descansar de seis a oito horas por noite.
Nunca se deve desperdiçar a energia de Krishna como sabão, pasta de dentes, eletricidade, água, etc. Deve-se desligar as luzes e ventiladores, sempre e onde que não sejam necessárias.
Deve-se gastar o dinheiro de Krishna discretamente e com responsabilidade, perguntando a nós mesmos se este gasto é realmente necessário para incrementar o serviço de Krishna.

Prasadam
Primeiramente e antes de mais nada, deve-se comer somente prasadam, i.e. alimento que foi oferecido a Krishna com devoção.
Idealmente deve-se comer alimento que foi:
- Cozido por devotos;
- Oferecido ao Senhor pelos devotos;
- Servido pelos devotos.
Deve-se tentar chegar o mais perto possível deste padrão ideal conforme for possível praticamente, dadas as limitações da vida cotidiana e necessidade de pregação.
Cozinha

Assim como devemos selecionar alimentos puros, excelentes para oferecer a Krishna, também devemos prepará-los puramente. Para preparar alimento para o Senhor, deve-se observar meticulosamente as regras de limpeza e tomar o máximo cuidado de preparar o alimento adequadamente, mantendo a consciência correta a fim de que o Senhor aceite a oferenda.
A cozinha é uma extensão do altar porque o que for cozido ali irá ser oferecido para as Deidades. Assim que estiver fazendo na cozinha deve ser feito com cuidado e atenção.

Onde as deidades foram formalmente instaladas tal como no templo, os padrões esperados são bastante altos e estritos. Em comparação, alguns graus de concessão poderão ser oferecidos com relação a Deidades domésticas onde não é possível manter o mesmo padrão. Por exemplo,é uma regra que não se deve comer na cozinha ou na frente das Deidades. Contudo, em muitas casas o altar, a cozinha e a mesa de jantar estão no mesmo aposento, portanto não se podem seguir as regras acima.
Chefes de família, entretanto, devem manter em mente o padrão ideal e tentar chegar o mais perto possível em sua situação em particular. Devemos sempre lembrar que estamos cozinhando para Krishna. Quanto mais cuidadosos formos com relação a estas pequenas regras, mais poderemos nos tornar conscientes de que não estamos cozinhando para nós mesmo, mas para o próprio Senhor Krishna.
Somente roupas limpas e não contaminadas devem ser usadas na cozinha. Roupas que foram usadas fora do templo ou no banheiro não podem ser usadas.
Unhas devem ser limpas e aparadas. As mãos devem ser lavadas ao entrar na cozinha antes de começar a cozinhar.
No templo, deve-se tomar banho antes de cozinhar. Em casa é preferível fazê-lo.
Não se deve colocar nada na boca na cozinha. Nem se deve enxaguar a boca na pia da cozinha. Especialmente, não se deve “provar” preparações para “testá-las”.
Na medida do possível, não se deve comer ou beber na área da cozinha. Se isso for inevitável, é preciso fechar a cortina em frente das Deidades.
As vasilhas nas quais a bhoga é cozida para as Deidades, especialmente, os pratos e copos nos quais a bhoga é oferecida, devem ser guardados e lavados separadamente dos pratos, copos e xícaras nas quais a família de devotos comem ou bebem.
No caso de toque no chão ou na lata de lixo, ou na parte inferior de nosso corpo, devemos lavar as mãos.
Não deve haver conversa desnecessária na cozinha.
A plataforma de cozinhar, fogão, pia, etc. devem ser limpos antes e depois de cozinhar.
Deve-se trabalhar cuidadosa, mas eficientemente e evitar amontoar coisas desordenadamente (em outras palavras, fazer bagunça).
Qualquer coisa que tenha caído no chão, não pode ser colocada nas mesas. Se um vegetal cai no chão poderá ser lavado e depois usado. Caso toque no pé de alguém terá de ser jogado fora.
Não se deve entrar na cozinha direto, depois de ter usado o toalete a não ser que se tenha tomado banho.
MUITO IMPORTANTE: Devotos têm que ter absoluto cuidado para que nenhum cabelo caia e contamine as oferendas. Cuidado absoluto deve ser exercido com relação a isso. Devotos precisam manter seus cabelos bem cobertos enquanto cozinham.
Maha-prasadam não deve ser comida diretamente do prato das Deidades, mas deve ser transferida para outra vasilha ou prato antes de ser comida.

Kirtan
Liderar o kirtan ou uma satsanga é uma honra já que se esta representando toda uma congregação perante as Deidades. Portanto deve-se ter consciência disso e liderar apenas quando for chamado para fazê-lo.
Devemos cantar apenas aqueles kirtans que são autorizados.
As orações Prema Dhvani (i.e. Jaya Om Vishnupad...) no final do Kirtan devem ser recitadas pelo devoto mais sênior presente, ou seja, sannyasis ou discípulos de Srila Prabhupada.
Somente as orações Prema Dhavani padrão devem ser recitadas. Exceto em ocasiões especiais como dias de aparecimento, quando a glorificação apropriada pode ser feita adicionalmente.
Existem melodias padrão para serem cantadas em horários específicos do dia. Especialmente no programa matinal as orações Sri Guru-astaka e Hare Krishna Maha-mantra devem ser cantadas na melodia matinal.
O kirtana deve ser simples e liderado de uma maneira que possa ser seguido e repetido com facilidade pela congregação.
Todos devotos devem cantar entusiasticamente no coro.
Todos os devotos devem seguir a mesma melodia que o cantor principal está cantando. Portanto devotos devem prestar cuidadosa atenção a toda hora.
Tocadores de mrdanga e karatala devem ficar perto do cantor principal e devem observá-lo cuidadosamente e ajustar a sua velocidade conforme a do cantor. Portanto tocadores de mrdangas e karatala devem ser extra-atentos.
Onde houver mais de um tocador de karatalas, eles devem tocar em harmonia. Similarmente os tocadores de mrdanga.Kirtanas devem ser doces e melodiosos, e não simplesmente altos.

Dançar
Srila Rupa Goswami declara que se aprende a dançar na frente das Deidades.
Dançar deve ser gracioso e com entusiasmo, porém não violento e selvagem.
Dançar da maneira tradicional Gaudiya conforme demonstrado por Srila Prabhupada deve ser o padrão.
Além disso, dançar pode ter lugar em várias formações. Por exemplo:
Filas de devotos ritmicamente se aproximando um dos outros e depois recuando;
Devotos formando filas um atrás do outro enquanto continuam voltados para as Deidades, movimentando-se na direção Delas e depois de afastam delas ritmicamente;
Devotos se movimentando em círculos;
Devotos devem tomar cuidado para que as formações sejam mantidas e que estejam em linhas;
Enquanto dançam em formação, os devotos devem levantar as mãos, segurar as mãos, etc. conforme seja necessário para aquela formação em particular. Dançar não é um divertimento para expectadores. Os devotos não devem simplesmente ficar de pé olhando. Todos devem participar. Contudo, aqueles que não querem (especialmente visitantes, novatos ou doentes) não devem ser forçados.
Dançar de maneira que podem causar danos aos devotos deve ser evitado, ou seja:
Dois devotos dando a mão e rodopiando;
Rodopiar sozinho com os braços estendidos;
Jogar crianças (e até mesmo adultos) para o alto ou levantá-los;
Empurrar excessivamente enquanto se move em círculos.
Mulheres e homens devem dançar em porções separadas do templo. Deve-se observar o dançarino principal
sempre e entrar em sincronia com ele. A dança perfeita é no estilo do Senhor Chaitanya, ou seja, com os braços levantados ou mãos postas com entusiasmo e devoção.

Fala
O impulso de falar é muito forte e assim que temos uma oportunidade começamos a falar. Srila Prabhupada explica que se não falamos Krishna Katha então falamos uma série de bobeiras.
Tais conversas são chamadas prajalpa e nascem de nossas realizações materiais. Portanto devotos devem privar-se disso.
Toda literatura mundana também é exibição prática do impulso de falar. Srila Prabhupada explica no Néctar da Instrução que pessoas materialistas lêem montes de jornais, revistas e novelas, resolvem palavras-cruzadas e fazem coisas sem sentido. Dessa maneira, as pessoas simplesmente desperdiçam seu valioso tempo e energia. Nos paises ocidentais os velhos aposentados da vida ativa jogam cartas, pescam, assistem televisão e debatem sobre esquemas sócio-político inúteis. Todas essas e outras atividades frívolas estão incluídas na categoria prajalpa. Pessoas inteligentes interessadas na Consciência de Krishna nunca devem tomar parte nessas atividades.
Sri Rupa Goswami advoga o processo de Krishna Kantha – conversar sobre todos assuntos conectados com o Senhor Krishna como meio de contra-agir o impulso de falar. Portanto, se tivermos que falar, devemos falar Krishna Katha.
De acordo com Krishna no Bhagavad-gita (17.15). Antes de falarmos, devemos ponderar se:
- É necessário;
- É benéfico;
- É veraz;
- É agradável;
- Nunca perturba os outros;
- E que esteja baseado nos shastras.
Devotos devem evitar conversas que ofendem, particularmente blasfêmia de devotos, que é a primeira ofensa contra o Santo Nome. Vaishnava Aparadha certamente ira sufocar nossa trepadeira da devoção muito rapidamente.
Uma outra forma de prajalpa é o que se escuta, tal como música mundana, devemos evitá-las a todo custo e preferencialmente escutar canções devocionais.

Pregação

Nossas ações em comportamentos são nossa maior pregação porque atos falam mais alto que palavras. Como diz o ditado: “Seus atos falam tão alto que não consigo ouvir o que está dizendo”.
Pregação significa transformar o coração e não simplesmente derrotar alguém intelectualmente.
Isso não quer dizer, é claro, que não devemos apresentar nossa filosofia devidamente. Todos devotos devem tentar estudar os livros do mestre espiritual e compreendê-los a fundo, tentando apresentar fielmente o que se leu e ouviu submissamente.
Não há necessidade de ler outros livros ou ir até pregadores para aprender como pregar. O servo humilde do mestre espiritual é o melhor pregador.
No final das contas o que irá mudar o coração das pessoas não é simplesmente a filosofia que estivermos falando, mas principalmente até que ponto nós absorvemos a filosofia em nossas vidas e realizarmos esse conhecimento praticamente.
Nossa pregação deve em geral ser feita numa atitude humilde e não na atitude de superioridade.
Ao pregar devemos simplesmente repetir as palavras do Mestre espiritual como um carteiro e nunca devemos pensar que sabemos mais que o Guru, como pregar. Nós
somos imponderados na medida em que estamos pregando submissamente as palavras dele.
Deve-se mostrar compaixão e interesse pela pessoa a quem estamos pregando. Pode ser que até seja preciso prestar atenção em seus problemas materiais nesse caso.
Deve-se falar a verdade, porém de acordo com desa, kala e patra, i.e. local, tempo e pessoas. Nossa meta é de tornar as pessoas Conscientes em Krishna e devemos pregar mantendo isso em mente e fazer o que é necessário.
O princípio de pregar é bem descrito por Srila Rupa Goswami no Bhakti Rasamrita Sindhu.
Yena kena prakarena manah Krishna nivesayet
De alguma maneira ou outra, deve-se pensar em Krishna.

Deve-se ter uma abordagem equilibrada enquanto se prega. Um bom pregador irá sempre compreender a necessidade dos devotos em diferentes categorias. Assim como na vida material existem banqueiros, advogados, médicos e assim por diante, na vida espiritual também existe necessidade (e sempre haverá candidatos desejosos para) a ordem renunciada e também para aqueles na categoria de chefe de família ou profissional. Ambas variedades de devotos são necessárias e valiosas.
Enquanto se prega para determinada pessoa, nossa abordagem deve ser de aconselhar o que é melhor para a consciência de Krishna dela.
Existe uma necessidade de brahmacaris qualificados, grhasthas qualificados, vanaprasthas qualificados e sannyasis qualificados, e devemos encorajar uma pessoa conforme aonde ela puder fazer melhor avanço espiritual e servir a missão de seu Guru.
A etiqueta básica deve ser seguida quando outro devoto está pregando. Ele não deve ser subitamente interrompido a não ser que seja algo urgente.
Cortesias básicas têm que ser seguidas, ou seja, pedir com um sorriso, oferecer auxílio quando alguém precisa de ajuda ou orientação.
Devemos fazer com que pessoas novas se sintam em casa e devemos dar a elas grande abundancia de amor e hospitalidade.
Especialmente aos domingos no templo, devotos devem primeiro se associar com os visitantes e novatos e depois com devotos regulares.
Enquanto pregamos para pessoas novas, devemos sempre lembrar que pregar para devotos é igualmente, se não mais, importante.
Portanto, enquanto fazemos os novatos se sentirem em casa, os devotos regulares também não devem ser negligenciados.
Em programas externos, novatos e visitantes poderão receber preferência para fazer perguntas após cada palestra, especialmente quando o tempo é limitado. Devotos regulares poderão fazer perguntas pertinentes para criar situações em que novatos seriam encorajados a colocarem suas questões, ou quando novatos tiverem terminado suas indagações e ainda houver tempo para mais perguntas.
Não devemos ser sectários. Devemos respeitar todas as religiões e sendas espirituais fidedignas. Em especial, poderemos mostrar respeito especial por outras Sampradayas Vaisnavas.

Lidando Com Devotos

Três categorias de Devotos:
Srila Rupa Goswami diz no Néctar da Instrução que deve honrar mentalmente o devoto que canta o Santo Nome do Senhor Krishna, deve-se oferecer humildes reverências ao devoto que se submeteu a iniciação espiritual, e ao nos associarmos e servimos fielmente a um devoto puro que seja avançado em serviço devocional indesejável e cujo coração está completamente isento da propensão de criticar aos outros.


Lidando com o Mestre Espiritual:
Devemos ser humildes e de forma submissa prestar serviço ao mestre espiritual.
Devemos tomar as ordens do Guru como nossa própria vida e alma.
Na presença do Guru, não se devem instruir outros sem receber a permissão dele.
Na presença do Guru, não se deve levar nossos próprios discípulos.
Deve-se simplesmente obedecer as instruções do Guru e não questionar. Não devemos desobedecer a instruções do Guru pensando que sabemos os “verdadeiros sentimentos internos” dele.
Não devemos nunca instruir nosso próprio Guru. Mesmo que queiramos apresentar algo a nosso Guru pensando que essa informação possa ser de auxilio, isso deve sempre ser num espírito humilde.
Não devemos nunca argumentar com nosso mestre espiritual.
Não se deve nunca apresentar nossa qualificação para o Guru e devemos sempre permanecer numa posição muito humilde.
Nunca se deve sentar no mesmo nível que o mestre espiritual a não ser que se receba permissão dele.
Assim como o Senhor Krishna não é diferente do Seu Nome ou retrato, similarmente não há diferença entre o mestre espiritual e seu nome e retrato. Não se deve jogar retratos do Guru e Krishna de lá para cá.
Não devemos nos associar livremente com outros gurus sem a permissão e bênçãos de nosso Guru.
Não devemos ler livros a parte daqueles escritos pelo Guru e o parampara a não ser que se tenha permissão e bênçãos.
Lidando com seniores (veteranos):
Dentro de uma tradição Vaisnava, é uma importante expressão de nossa humildade respeitar aqueles que estão na posição mais sênior do que nos próprios.
Na corrente de senioridade, o Vaisnava mais sênior é o Guru que deve ser respeitado como um representante de Deus, portanto a ele deve ser dado o mesmo respeito que ao próprio Krishna.
A seguir vem os sannyasis. Entre os próprios sannyasis, a senioridade é considerada com base em quem tomou antes a iniciação sannyasi.
Devemos oferecer respeitosas reverencias a todos sannyasis, especialmente quando primeiro os vemos durante o dia.
Mesmo sannyasis Mayavadis devem receber o devido respeito, embora não se deva ter associação com eles.
Em seguida vêm os irmãos espirituais do Guru. Eles devem ser respeitados como se respeita o mestre espiritual.
Devotos que se submeteram a diksha Brahmana devem ser respeitados. Novamente, a senioridade é determinada com base em quem foi iniciado antes.
Devemos dar o devido respeito aos devotos que aceitaram diksha antes de nós.
Respeito especial deve ser oferecido aos devotos que são veteranos na idade.
Não se deve instruir outra pessoa na presença de um Vaisnava sênior sem primeiro receber a permissão dele.
Quando uma lamparina de ghee é oferecida aos devotos depois do arati, deve-se levar em conta a senioridade.


Lidando com irmãos espirituais:
Irmãos espirituais chamam uns aos outros de prabhu. Não se deve, entretanto, tentar tornar-se prabhu apenas porque estamos sendo chamados assim. Devemos simplesmente permanecer um servo e aceitar outros como prabhu.
Nós somos os servos de nossos irmãos espirituais e devemos servi-los em conformidade com o nível particular desse irmão espiritual.
Devemos indagar submissamente de nossos irmãos espirituais seniores, executar suas instruções e aspirar a ser seu servo obediente.
Para aqueles que são nossos equivalentes, devemos servi-los fazendo amizades com eles, assistindo e encorajando-os.
Para aqueles que são juniores em relação a nós, devemos servi-los por guiá-los, orientá-los, encorajando e iluminado-os.
Nunca devemos aceitar um irmão espiritual como servo a não ser que tenhamos a permissão do mestre espiritual.
Nunca devemos permitir que o ditado a intimidade gera negligencia, entre em nossa relações com os devotos. Relações entre devotos devem ser respeitosas e sem ofensas ou duplicidade.
Devotos não devem dirigir-se um aos outros por seus nomes karmis.
Não devemos louvar a nós mesmos ou nos vangloriar de nossas consecuções ou qualificações para outros devotos. Deve-se saber que na realidade não se tem nenhuma qualificação. Tudo que conseguimos fazer simplesmente é devido á misericórdia do Guru e dos Vaishnavas
Se um irmão espiritual passa por dificuldades devido a doença ou perda de alguém da família e similares, ou está em tumulto emocional por alguma razão, devemos ajudar com palavras e ações. Como diz o ditado: um amigo na necessidade é um amigo na verdade. Os laços entre os devotos serão testados na hora da dificuldade. Não podemos ignorar tais desfechos como sendo materiais.
Se um devoto se afastou do serviço devocional e não tem sido visto na associação dos devotos por um considerável período, ele ou ela não deve ser admoestado por estar em maya ou ser reprimido. Isso só o empurrará mais para longe dos pés de lótus do mestre espiritual. Deve-se oferecer amor, encorajamento, amizade e fazer com que ele se sinta novamente em casa na companhia dos devotos.

Dirigindo-se aos Vaisnavas


Srila Prabhupada tem que ser tratado como “Sua Divina Graça”, o Guru e um sannyasi como “Sua Santidade” e um irmão espiritual como “Sua Graça”.
O nome de um irmão espiritual poderá levar o prefixo “Sriman”.
O nome de um brahmacari leva o sufixo de “Brahmacari” ou seja, Krishna das Brahmacari um grihastha leva o termo “Adhikari” e um sannyasi o termo “Maharaj”, “Swami” ou “Goswami”.


Outros Vaisnavas



Podemos oferecer respeitos mas não nos associarmos com as seguintes categorias:

Vaisnava de caráter ruim ou dúbio
Sahajiyas
Vaisnavas de sampradayas dúbias.
Sannyasis Mayavadis,


Vaisnavas não devem ser vistos do ponto de vista material.


Srila Rupa Goswami diz no Néctar da Instrução com relação ao Vaisnava: “...tal devoto não deve ser visto de um ponto materialista. De fato, deve-se fazer vista grossa pelo fato de um devoto ter nascido numa família inferior, ou possuir um corpo com a pele ruim, ou deformado, ou doente, ou fraco.”
Em outras palavras deve-se fazer vista grossa para todos defeitos corpóreos ou má aparência, nascimento baixo, educação baixa, etc. Qualquer vaisnava que serve o Senhor deve ser considerado Santo.
Nos shastras declara-se que é mentalidade infernal considerar um Vaisnava como nascido em certa casta ou credo, ou considerar o mesmo sendo uma pessoa comum.


O corpo do Vaisnava é um templo


O corpo do Vaisnava deve ser visto como um templo de Vishnu. Portanto enquanto se oferece reverências a um Vaisnava devemos lembrar que também estamos oferecendo reverências ao Senhor Vishnu dentro do coração.
Portanto nunca devemos andar por cima do corpo de um Vaisnava.


A misericórdia dos Vaisnavas é necessária


Não se deve começar qualquer empreendimento em nossa vida sem primeiro receber as bênçãos dos Vaisnavas.
Devemos sempre nos sentir dependentes dos Vaisnavas.




Trocas amorosas entre Vaisnavas


Srila Rupa Goswami explica no Néctar da Instrução que há seis trocas amorosas entre Vaisnavas.

- Oferecer presentes em caridade,
- Receber presentes como caridade,
- Revelar nossa mente na confidência
- Indagar confidencialmente
- Aceitar prasadam
- Oferecer prasadam

Quando se vem ao templo deve-se aceitar prasadam dos vaisnavas.
Para grhasthas, é o dever deles convidar os Vaisnavas para seus lares e oferecer prasadam.
O presente mais precisos que podemos dar ou receber é a dádiva de Krishna-Katha, o conhecimento transcendental da consciência de Krishna.
Grhasthas morando fora do templo devem tentar chamar devotos da ordem renunciada para pregarem em suas casas.


Lidando com as Matajis

A uma mulher se deve dar todo o respeito, especialmente se ela for uma Vaisnavi, e deve tratá-la como tal.
Um brahmcari deve ver cada mulher como sua mãe e um grhastha deve ver cada mulher exceto sua esposa, como sua mãe.
Brahmacaris devem associar-se com matajis apenas na medida do necessário para executar o serviço devocional e não mais.


Lidando com Visitas


Quando chegam visitas ao nosso templo ou casa, é etiqueta Vaisnava tratá-los com grande respeito e amor. Eles devem ser recebidos com doces palavras, um assento, água e prasadam conforme nossas possibilidades.



Lidando com Não Devotos


Há duas categorias de não devotos:
Para inocentes devemos ser o bem-querente. Com respeito devemos tentar iluminá-los e dar-lhes a associação de nosso mestre espiritual. Mas não devemos ocupá-los em atividades que lhes dêem prazer na vista, i.e. em atividades materialistas.
Com relação aos ateístas, devemos evitá-los. É uma ofensa ao Santo Nome pregar para tais pessoas. Podemos no entanto pregar se quiserem submissamente ouvir de nós.



Cumprimentando não-devotos:

Se o não devoto é um amigo, podemos dizer “Hare Krishna” e nos curvar diante dele ou dela.
Se o não devoto é um parente superior, então devemos cantar Hare Krishna e nos curvar diante dele ou dela.
Caso se encontre uma pessoa que está criticando Guru, vaisnava ou o Shastra, então se deve derrotá-lo profundamente num debate ou deixar o lugar imediatamente. Ouvir tais ofensas é um dos maiores obstáculos em nosso desenvolvimento espiritual.




Sadhana
Na prática da Consciência de Krishna a pessoa tem que aceitar e seguir sinceramente diversos princípios regulativos, tanto negativos quanto positivos. Srila Rupa Goswami listou 64 de tais princípios, 5 dos quais são considerados os mais importantes:
- Adorar a deidade;
- Ouvir o Srimad Bhagavatam;
- Associação com os devotos do Senhor;
- Cantar o Santo Nome e;
- Residir no Sagrado Dham (ou adorar Tulais Devi).

Japa

Cantar o Santo Nome do Senhor é a atividade mais importante na vida de um devoto. Cantar japa é um processo essencial dado por todos os grandes Acharyas para a purificação do coração. É o primeiro voto que o devoto faz diante do mestre espiritual no momento do diksha. Por isso cantar pelo menos 16 voltas de Hare Krishna Maha Mantra diariamente, sem falhar, é uma obrigação para cada devoto sério.
Srila Prabhupada diz que 99% de nosso avanço espiritual provém de cantar o Santo Nome. Assim um devoto que canta sincera e regularmente pelo menos 16 voltas todo dia, evitando ofensas, irá fazer rápido progresso na Consciência de Krishna.
Japa: Uma Atividade Exclusiva

Quando damos importância a alguma atividade, reservamos algum tempo exclusivamente para aquela atividade. Similarmente, todo devoto tem que passar o tempo requerido para cantar suas voltas exclusivamente na japa e não em outra atividade, mesmo se for em alguma forma de serviço devocional.
Enquanto se canta as 16 voltas, por exemplo, a pessoa não deve ler jornais, conversar ou assistir kirtanas. Japa é uma atividade que demanda nossa atenção completa, indivisa.
Durante a japa, chamadas telefônicas não devem ser recebidas. Pode-se educadamente pedir a quem chama, para deixar um recado ou ligar de novo mais tarde.
Quando cantamos o Santo Nome, estamos em comunhão direta com o Senhor Supremo, Sri Krishna, porque Krishna não é diferente do seu Nome. Na forma de Seu Nome, Krishna, a mais importante Personalidade em toda criação, está nos dando audiência. Portanto, não devemos permitir que nada interrompa esse Sagrado “Encontro”. (Lembre-se: onde existe uma vontade, há um jeito).



Desejo Intenso

O fundamento de nossa vida espiritual é o desejo intenso, se não conseguimos desejar temos que desejar desejar e assim poder ser abençoados por Krishna . Nosso forte desejo e avidez por cantar o Santo Nome é muito agradável a Krishna e é o requisito fundamental de uma boa japa.
O desejo forte deve manifestar-se em firme determinação de cantar nossa quota prescrita de voltas todo dia mesmo em circunstancias adversa, provocações e na tentativa de melhorar a qualidade da nossa japa. Portanto, temos que nos determinar a fazer cada ato necessário para chegar ao padrão da boa japa qualitativamente e quantitativamente, e evitar todo ato que possa estragar nossa japa .
E como se pode aumentar a intensidade de nosso desejo e determinação? Através do processo de nityam Bhagavata sevaya – servindo regularmente os devotos e ouvindo submissamente Krishna-Katha.

Ouvir Atentamente

Nossa japa é tão boa quanto nossa qualidade de ouvir, portanto ouvir atentamente é o mais importante aspecto da japa. Srila Prabhupada fala: Concentrem plenamente na vibração sonora do mantra, pronunciando cada nome distintamente... não se preocupem tanto em cantar rápido, o mais importante é ouvir. Novamente, - Enquanto cantam, tentem ouvir cada palavra mui cuidadosamente...
Sem ouvir atentamente, nossa japa irá se tornar mecânica e insossa.


Fé Firme no Santo Nome

“O que se deve fazer é cantar o Santo Nome do Senhor com fé, entusiasmo e firme convicção na declaração do Senhor Caitanya de que simplesmente por cantar o Maha-Mantra, a pessoa pode ser gradualmente elevada à plataforma mais elevada”.
(Srila Prabhupada)


Compreendendo o Significado do Maha Mantra

Como o Maha-Mantra é a vibração sonora transcendental, irá atuar quer saibamos o significado do mantra ou não. Contudo devemos saber exatamente o que estamos orando quando cantamos o Maha-mantra. Srila Prabhupada explica:
Nossa oração do Hare Krishna Maha-Mantra significa dirigir-se a Radha e Krishna para nos ocuparmos no serviço Deles. Hare é uma palavra composta – “Hara” e “e”. “Hara” significa: as energias internas de Krishna, que se apresenta sob a forma de Srimate Radharani, “e” é um invocativo. “Krishna” se refere ao próprio Krishna, aquele que tudo atrai e “rama” quer dizer a fonte de todo prazer. Então o significa do Hare Krishna Maha mantra é: Ó Radharani! Por favor, ajude-me e ocupa-me no serviço de seu amado Krishna, para que eu possa ser liberado de servir a maya. Ele que é a fonte de todo prazer pode verdadeiramente me livrar do sofrimento, a distancia de Seus Pés de Lótus.

Estado de Espírito de Oração Devotada

Como o Hare Krishna Maha-Mantra é uma oração, devemos, com plena compreensão do significado do mantra, cantar num estado de espírito de oração devotada. Nosso cantar tem que ser como um desesperado grito de uma criança perdida chorando por sua mãe. O humor tem que ser de desamparo e completa dependência de Krishna.

Nenhuma Motivação Material

Em nossa bhakti-marga, somos treinados a proceder rumo a meta de serviço devocional puro, imotivado, ininterrupto ao Senhor. Portanto não devemos procurar benefícios materiais e facilidades para o desfrute sensorial através do cantar. O único favor fidedigno para pedir ao Senhor é o serviço a Ele e a capacidade e oportunidade de cantar Seu Santo Nome sempre. Srila Prabhupada diz que devemos orar a Krishna conforme a seguir: Meu querido Krishna, por favor não me coloque no esquecimento, mesmo se me mandar para o inferno não importa, desde que eu possa sempre cantar Hare Krishna.


Humildade

O Senhor Caitanya diz em Suas orações Shikshastakam que a não ser que se seja mais humilde que uma folha de grama (trinad api sunichena) não se consegue cantar o Santo Nome sempre. Se bem que a humildade vem natural e automaticamente no decorrer de nosso progresso em bhakti, a pessoa deve também tentar conscientemente ser humilde em todas relações e em tudo, particularmente com devotos. Devemos nos guardar contra falso orgulho e atuar para dominá-lo no momento em que levantar nossa cabeça. Orgulho e o Santo Nome não caminham juntos.


Ambiente Adequado

Deve-se selecionar um ambiente que seja conducente a uma boa japa. Na medida do possível dentro da sala do templo e numa cidade como São Paulo, deverá encontrar um local isolado, silencioso e onde não haja distrações. Sentados em nossa varanda, cantando japa enquanto vemos a vida passar na rua, por exemplo, não é uma boa maneira de cantar japa.
Novamente, muitos devotos tem que viajar um longo trajeto via transporte público até seu local de trabalho. Sem dúvida, devotos podem cantar enquanto se locomovem, mas tal cantar deve ser considerado um cantar adicional e não parte da quota prescrita de 16 voltas, já que a qualidade do cantar não será boa.





Postura Sentada de Pé ou Andando

Em vários vídeos podemos ver Prabhupada cantando japa caminhando. Caso estejamos com a mente alerta, a postura sentada traz uma japa de muito boa qualidade. É recomendado que a pessoa sente-se de pernas cruzadas, com as costas eretas. Encostar as costas contra a parede, encurvar-se ou mesmo descansar os cotovelos sobre os joelhos ou coxas deve ser evitado pois induz ao sono mui rapidamente. Pior ainda é ficar esparramado numa cadeira ou deitar numa cama – estas são maneiras tiro-e-queda para cair no sono.
Caso se esteja sentindo sono ou se a mente esta excepcionalmente inquieta, então é melhor ficar de pé ou andar durante a japa. Afinal o que adianta se o corpo esta quieto mas a mente esta movimentando-se rapidamente aqui e acolá?
Enquanto se esta de pé, a pessoa deve sempre evitar a tentação de encostar-se contra um apoio para que não caia num sono. A mente condicionada está sempre presente procurando por meios de nos burlar para não apreciarmos os Santos Nomes de Krishna.
Muitos devotos preferem cantar japa enquanto caminham. Embora isso certamente seja autorizado pelos Acharyas, deve-se ter cuidado de evitar olhar para cá e para lá. Uma sugestão que ajuda é caminhar com a cabeça levemente inclinada para baixo.


Japa Não é Corrida

As vezes poderá ser tentador ganhar do relógio, correr na japa para terminar as 16 voltas em menos tempo que no dia anterior. Isso deve ser evitado. Cantar clara e atentamente deve sempre ser enfatizado. A pessoa poderá ajustar-se a uma velocidade em que se sinta naturalmente confortável. As palavras do Maha-mantra não devem ser “engolidas”. Não se deve comprometer a qualidade da japa por nenhum preço. Para muitos devotos 16 voltas levam pouco menos de duas horas.


Sempre Discutam

Japa é tão importante que os devotos devem discutir este assunto regularmente e enfatizar sua importância e compartilhar realizações.


Japa – A Melhor Associação dos Devotos

Embora a japa seja uma disciplina individual, é aconselhável fazê-la na associação dos devotos. Enquanto se canta sozinho, poderemos tornar relaxados, negligentes ou sonolentos. Sem contar que nossa mente nos levará para regiões que pode ocasionar nossa queda, Bhaktisidanta já no segundo verso de seu livro Vaishnava Ke? nos alerta quanto a japa solitária, ele diz: “minha querida mente... Que valor espiritual tem o seu cantar solitario? Com o pretexto de desempenhar uma adoração solitária, na verdade, você está se enredando nas atividades materiais temporárias!”
Na associação com os devotos, estamos sempre sob escrutínio e sempre tem alguém para checar se estamos “viajando”. Quando devotos cantam japa juntos, isso ativa fortes vibrações e é maravilhoso cantar em tal ambiente.
Sempre que possível os devotos devem comparecer a japa matutina no templo. Alternativamente, os devotos que ficam em casa, podem encontrar –se num local em comum parar todos cantarem juntos. Isso é altamente recomendado.


Japa de Manhã Cedo

A japa deve ser cantada cedo de manhã, idealmente durante o Brahma Muhurta. Se esse horário não for possível, deverá ser cantada o mais cedo possível. Levantar cedo é obrigação para todos os devotos e não se deve abrir mão disso. É interessante ter um horário fixo para japa. A disciplina relativa aos horários é um importante elemento de sadhana bhakti. Deve-se tentar terminar 10 a 12 voltas antes de sair de casa para o trabalho ou iniciar alguma atividade no templo. Quanto mais, melhor.

Volume da voz

A japa deve ser cantada baixinho para si mesmo ou em voz alta. Uma boa japa não necessariamente significa um japa em alto volume. O que é importante não é quão alto estamos cantando, mas com quanta atenção estamos ouvindo. Ao cantar entre devotos, devemos ter a sensibilidade de não perturbar a atenção deles.




Ofensas Contra o Santo Nome

Deve-se evitar as dez ofensas contra o Santo Nome. Prabhupada diz que cantar com qualidade significa evitar ofensas.
As dez ofensas são:

- Blasfemar os devotos que dedicam suas vidas à propagar os Santos Nomes do Senhor;
- Considerar os nomes de semideuses são iguais ou independentes dos nomes do Senhor Visnu;
- Desobedecer as ordens do mestre espiritual;
- Blasfemar a literatura védica ou literaturas que seguem a versão védica;
- Considerar que as glórias de cantar Hare Krishna são produtos da imaginação;
- Interpretar os Santos Nomes do Senhor de alguma maneira deturpada;
- Cometer atividades pecaminosas apoiando-se na força do cantar dos Santos Nomes do Senhor;
- Considerar o cantar de Hare Krishna como uma das atividades fruitivas contida na seção karma-kanda dos Vedas;
- Instruir um infiel sobre as glórias do Santo Nome;
- Não ter fé completa no cantar dos Santos Nomes e manter algum apego material, mesmo após compreender tantas instruções sobre o assunto.

O cantar desatento também é considerado uma ofensa.



Não se deve esquecer de cantam o Guru Pranama mantra e o Pancha Tattva mantra antes de começar a cantar o Maha-Mantra Hare Krishna.

Gayatri Mantra

No Srimad Bhagavatam (11.27.11), o Senhor Krishna instrui Udhava:

Fixando a mente em Mim, o devoto deve adorar-Me por meio de seus diversos deveres prescritos, tais como cantar o Gayatri mantra nas três junções do dia. Tais atividades são ordenadas pelos Vedas e purificam o adorador das reações às atividades fruitivas.

Devotos que recebem a segunda iniciação devem cantar diariamente os gaytris mantras nas junções(sandhyas) do dia, ou seja no alvorecer meio dia e pôr-do-sol.
Quem não canta os gayatris na hora apropriada e considerado que ofendeu Gayatri-devi, porem se por alguma razão não foi possível cantar o mesmo deve ser cantado junto com o outro. Por exemplo se o gaytri matinal for negligenciado, deve-se canta-lo junto com o do meio-dia, deve-se observar que esse gayatri é cantado entre o momento das deidades tomarem Sua refeição e Seu descanço, e se por ventura os primeiros gaytris do dia (vespertino e do meio-dia) forem negligenciado deve-se então cantar todos os gaytris antes do horário que as deidadesw vão descansar.

Cordão sagrado (Upavita)

Os devotos iniciados que recebem o cordão sagrado não devem tirá-los de seu corpo. O cordão deve ser mantido limpo lavando diariamente durante o banho; deve ser feito sem removê-lo, mas sim ensaboando e esfregando.
Ao evacuar deve-se enrolar ao redor da orelha direita (já que todos os tirthas sagrados residem na orelha direita, o cordão permanece puro mesmo que o resto do corpo não).
pode-se enrolar o cordão em volta da sintura quando for preciso tomar uma massagem ou consulta médica etc.


Quatro princípios regulativos
Deve-se seguir estritamente quatro princípios regulativos:
- Não comer carnes, peixes e ovos (evitar artigos como cebolas, alho e cogumelo);
- Não se intoxicar (evitar bebida alcoólicas, chá preto, tabaco em qualquer forma de tóxico);
- Não praticar sexo ilícito (sexo fora do casamento);
- E não jogar jogos de azar, inclusive especulação na bolsa de valores, negócios comerciais, loterias, etc.
Esses princípios são observados para podermos adquirir qualidades elevadas tais como:
- Compaixão
- Austeridade;
- Pureza e limpeza;
-Veracidade.
Aos seguir os princípios devemos desenvolver tais qualidades pois se não, serão como jóias num cadáver. Ao decorar-se um cadáver com jóias preciosas elas continua com sua magnanimidade, mas, apenas enfeitando um corpo morto, da mesma forma os princípios são jóias, mas se seguidos por pessoas que não desenvolveram tais qualidades, não passam de atividades benéficas e nada mais.

Devotos devem evitar:
- Assistir filmes comerciais;
- Novelas e programas de televisão.
- Ler romances e outras obras não-devocionais
- Ler revistas que tratem de filmes, esportes, política, sexo, assuntos sociais, etc.
Tais atividades irão simplesmente contaminar nossa consciência e nos encorajar a violar os quatro princípios regulativos na ação.

LEITURA
a) Devotos devem ler diariamente os livros de Prabhupada e de devotos autorizados em nossa linha de sucessão discipular, por exemplo Bhagavad -Gita, Srimad Bhagavatam, etc. Pode-se começar pelos livros introdutórios tais como Néctar da Instrução.
b) Outros livros devem ser evitados.
c) A leitura deve ser feita de maneira séria, atenta e sistemática e não casualmente, como ao ler um romance. É aconselhável tomar notas enquanto se lê e memorizar slokas importantes.
d) Ler é necessário para melhorar nossa compreensão filosófica. Isso fortalece nossa convicção, fé e discriminação.
e) Ler é importante para um pregador.
f) “Ler” também é “ouvir”.
g) Também se deve aproveitar a boa coleção de palestras em fitas gravadas na biblioteca do templo.


SEVA
a) Devemos tentar ocupar-nos em algum seva especifico para a missão do mestre espiritual. Pode-se consultar a autoridade local e pedir uma ocupação.
b) Existem também diferentes tipos de seva que podem ser realizados no templo e nos programas do templo.




Notas finais


Tudo isso deve ser observado sobre um prisma individual, devemos primeiramente nos observar, nunca devemos focar nossos esforços em ver se os devotos estão ou não seguindo tais regras e sim se estamos seguindo.
Como Prabhupada sempre fala “o exemplo é melhor que o preceito”.


Om Tat Sat...

5 comentários:

  1. Muito auspiciosa essas instruções. Hare Krsna! Gratidão por compartilhar.

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